História das cabras Saanen

A história das cabras Saanen começa no Vale de Saanen, Suíça. A cabra Saanen (Chèvre de Gessenay em francês) se espalhou pela Europa em meados de 1890, pela sua já então conhecida característica de boa aptidão leiteira.

As variedades da raça Saanen surgiram então do cruzamento dos animais exportados da Suíça com animais locais. Podemos citar como exemplos:

  • Saanen alemã: conhecida também como Branca Alemã, surgiu do cruzamento de animais importados da Suíça com raças rústicas locais. É de porte ligeiramente menor, mas ainda assim apresentando alta produção leiteira.
  • Saanen Francesa: Originou-se do cruzamento de cabras locais com animais importados da Suíça.
  • Saanen Britânica: Surgiu no início do século XX, para melhorar as cabras locais, a partir do cruzamento com animais importados da Suíça .
  • Saanen Israelita: Formou-se a partir do cruzamento de cabras Mambrinas com animais importados da Suíça e Holanda.

A Saanen é considerada a raça de cabra mais leiteira e a mais difundida em todo o mundo.

A história das cabras Saanen no Brasil

Historicamente, a raça Saanen se adaptou muito bem ao Brasil, tendo um bom desenvolvimento zootécnico e hoje o país tem animais de excelente qualidade. Essa qualidade foi alcançada com o cruzamento de cabras nacionais com animais importados de diversos países, principalmente da Europa e Estados Unidos.

Para se ter uma ideia, no Brasil a média diária de leite tem variado de 2,5 kg a 4,9 kg para uma lactação com duração de 260 dias a 305 dias. Exatamente por essa alta produção de leite, a raça Saanen sempre se destaca em torneios leiteiros pelo Brasil.

A criação de cabras leiteiras vem crescendo consideravelmente nas últimas décadas. Tem-se observado um aumento da procura e consumo de leite de cabra e seus derivados (principalmente queijos), tanto pelas suas características nutricionais como pela sua excelente digestibilidade, resultando em alimentos de excepcional valor biológico.

Saiba mais a respeito da história das cabras Saanen:

Associação Brasileira de Criadores de Caprinos

Canal Rural

Cabra Saanen