Como criar cabras

Interessado em saber como criar cabras?

Finalidade

Cabras podem ser criadas para obtenção de carne, fibras, leite, ou simplesmente como animais de estimação.

Raças

Com a finalidade definida, é hora de escolher a raça.

  • Carne: Espanhola, Boer, Savana, e
  • Fibras: Angorá, Cabra-da-Caxemira e Nigora.
  • Leite: Saanen, Núbia, Alpina e Toggenburg.
  • Estimação: Anã nigeriana, cabra-anã e Kinder.

Espaço Necessário para Criar Cabras

Para se criar cabras, é necessária uma área exterior para se exercitarem e pastarem e um espaço fechado, para abrigo e descanso. O ideal é um espaço entre 3m² a 4,5m² para cada cabra adulta.

Escolha dos Animais

Como as fêmeas precisam emprenhar para produzir leite, é recomendável também a aquisição de um reprodutor para cobri-las.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados no manejo dos reprodutores como providenciar um criadouro separado com uma distância de pelo menos 50 metros do local onde for feita a ordenha das cabras e cuidar para que o reprodutor não tenha laços de parentesco com as fêmeas, para evitar a endogamia (mais conhecida como consanguinidade).

Idade

A escolha da idade dos animais é influenciada pelo orçamento disponível e pela expectativa de em quanto tempo se espera que os animais produzam leite, carne ou fibras.

Cabritos: (a partir de oito semanas) São relativamente baratas, mas leve em consideração que levará aproximadamente um ano e meio antes de se reproduzirem.

Cabras que ainda não tenham procriado: Cabra já adulta e que ainda não procriou. São mais caras que as cabritas, mas geralmente não é necessário esperar para procriar.

Cabras que esteja com leite: Cabra adulta e que esteja produzindo leite no evento da compra.

Tamanho do Rebanho

Considere que cabras são animais de rebanho. O ideal é começar a criação com no mínimo duas cabras. Um único animal irá se sentir sozinho e pode se tornar barulhento ao “chamar” por companhia.

Cercados

Cabras são ótimas em passar por pequenas fendas e em escalar cercados. Visando evitar fugas, faça um cercado da melhor qualidade possível, com material resistente, pesado e evitando materiais que sirvam de “escada”.

Alimentação

Se você for criar cabras em uma área verde ou rural, permita que elas saiam à procura de alimentos. Cabras tem preferência por galhos, folhas e mato ao invés de grama. Complemente a dieta com feno, grãos e minerais, conforme a necessidade do rebanho.

Importante fornecer um suprimento constante de água fresca, principalmente em regiões de clima mais seco.

Reprodução e Ordenha

Só faça as cabras procriarem ao atingirem a maturidade. Decida o que fazer com os filhotes. Cabritas são mais procuradas por causa do leite e podem ser vendidas assim que desmamarem. Cabritos devem ser castrados ao atingirem três meses de idade, caso não sejam mantidos para reprodução.

Uma vez que uma cabra tenha gerado sua primeira prole, vai começar a produção de leite que vai durar por cerca de 305 dias após o parto. As cabras devem ser ordenhadas diariamente e caso a produção de leite seja alta, podem ser feitas duas ordenhas por dia.

Maiores informações a respeito de como criar cabras em:

ACCOBA

Quais as raças de caprinos de leite?

Como criar cabras (em inglês)