Características da raça Saanen

Originária da Suíça, uma das principais características da raça Saanen é sua aptidão leiteira. São caprinos de pelagem branca ou creme, com pelos curtos e finos, pele rosé, cascos amarelo claro, orelhas pequenas com as pontas ligeiramente voltadas para cima e pavilhão interno voltado para frente.

Possuem uma cabeça fina e delicada, pescoço delgado e corpo em formato de cunha. De grande porte, tendo em média 110 cm de comprimento, as fêmeas pesam entre 50 kg a 60 kg e tem entre 70 cm a 83 cm de altura. Já os machos, pesam entre 70 kg a 90 kg e tem entre 80 cm a 95 cm de altura.

Características da raça Saanen, de acordo com o padrão racial

  • Cabeça: Possuem cabeça média, de formato cônico, alongado e fino, com uma testa bem proporcionada e descarnada. O macho apresenta barba longa e a fêmea, pequena. Focinho é grande e largo. De perfil retilíneo ou sub-côncavo, possuem grandes olhos castanhos claro, com orelhas pequenas ou médias e eretas, apresentando chifres ou amochados.
  • Pescoço: Nos machos o pescoço é bem implantado, forte, musculoso e com pelos mais longos na parte superior. Nas fêmeas é delgado, longo, harmonioso, com pelos não muito grossos e mais longos que o resto do corpo. Podem ou não apresentar brincos.
  • Tronco: Tem o tronco bem conformado, longo e profundo, com a linha dorso-lombar retilínea, peito saliente e amplo, bem largo nos machos e um tórax amplo e profundo, com costelas bem arqueadas. O Ventre também é amplo, profundo e de boa capacidade, seguido por ancas bem separadas e garupa longa e larga, suavemente inclinada.
  • Membros: Apresentam membros alongados, bem proporcionados, com bons aprumos dianteiros, fortes e com articulações firmes nos machos e mais finos nas fêmeas, acompanhados por cascos fortes e de coloração amarelo claro.
  • Úbere: Simétrico comprido, bem desenvolvido, profundo, largo, possui textura fina consistência esponjosa, com veias mamárias longas, tortuosas e grossas.

Outras características da raça Saanen são o comportamento dócil, vivem bem em confinamento com alguns cuidados e boa alimentação. As fêmeas são bastante férteis, frequentemente tendo dois cabritinhos por gestação e algumas vezes até três.

Para saber mais a respeito das características da raça Saanen:

Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos

Canal Rural

Wikipedia